sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A SALVAÇÃO DOS GENTIOS!


“Nem todo que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!”


Irmãos, não conseguem ver que a salvação não vem de conhecer uma “senha secreta”, ou seja, o nome de Jesus, mas fazer a vontade do Pai? Que o nome de Jesus não refere a uma pronúncia, ou uma confissão de fé que vem da boca, mas um Caminho que se segue, onde anda até o mudo que não pode pronunciar, ou o samaritano piedoso que nem conhece o nome do Caminho, mas continua seguindo por ele? Que mesmo os que profetizam e curam em nome do Senhor podem ter seus corações vituperados de maldade? E que muitos, que não conhecem o Senhor por nome, fazem a sua vontade, mesmo sem conhecê-lo, mesmo sem esperar nada em troca? Que se o Senhor tem misericórdia de você, que o obedece e o busca em troca da vida eterna, não terá daquele que faz o bem sem esperar nada em troca? É a sua ignorância a respeito de Deus maior do que a bondade no seu coração? 

Digo que não, pois assim está escrito:

“Todo aquele que pecar sem a Lei, sem a Lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a Lei, pela Lei será julgado”. 

“Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos”. 

“De fato, quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei; pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os”. 

“Isso tudo se verá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho”. 

Digo que serão como as prostitutas, os ladrões, os publicanos, os gentios, os adúlteros, e todos os pecadores que viviam longe de Deus, mesmo com a palavra sendo pregada nas sinagogas (como hoje ela é pregada nas igrejas), pois como cegos, não conseguiam enxergar Deus refletido nos fariseus (talvez, como muitos não conseguem enxergar Deus nas “igrejas” de hoje), mas cegos reconheceram quando veio o "Filho de Davi", e a Ele clamaram por misericórdia. Cuidai irmãos, para não se enganarem, pois muitos são dados por cegos por rejeitarem "Bezerros de Ouro". Cuidais irmãos, para não vos enganarem. Há muitos que são dados por cegos hoje, mas são esses que enxergarão a Glória de Deus. Pois bem aventurados são os justos, os mansos, os que choram, os que tem fome de justiça, os que são perseguidos pelo Nome do Senhor.

Cuidai irmãos, pois um cego e um homem que vê são iguais na escuridão. Mas quando vier a Luz, o cego continuará na escuridão, mas o que enxerga verá a Luz.

Pois quando estavam na escuridão, o cego que era astucioso, inventava que via, e descrevia muitas coisas como se enxergasse, e os outros cegos o seguiam. Mas o homem que enxergava não conseguia crer, e era julgado por todos, mesmo sendo justo e fazendo o bem, pois não seguia os caminhos criados pelo cego, e naqueles tempos de escuridão a sua visão lhe era inútil. Mas veio a Luz e revelou quem era aquele que enxergava.  

Havia um pai que tinha dois filhos muito diferentes. Um que o conhecia como pai, e ainda assim desobedecia, maltratava os outros irmãos, maltratava os animais, respondia e provocava os outros adultos, e abusava dos outros irmãos, pois se achava justificado por ser filho legítimo (lavado no sangue do cordeiro), e na certeza de que seria perdoado por ser filho; E havia outro que não sabia que era filho, e que não acreditando que tinha um pai, não reconhecia o provedor da casa como seu pai, mas ainda assim o obedecia, era sincero, bondoso, amoroso, e fazia a vontade do pai, mesmo sabendo que não teria nenhuma herança.

Qual dos dois você aprovaria? Já imaginou a alegria do segundo filho, quando descobrir que tem um pai? O justo, não seria aprovar o segundo, e disciplinar o primeiro, para que ele se torne alguém melhor?

Por isso muitos irmãozinhos que nunca viram o Senhor, serão surpreendidos, pois fizeram o bem sem saberem que estavam fazendo a Cristo, pois assim está escrito:

“Quando eu, o Filho do Homem, vier na minha glória com todos os anjos, então sentar-me-ei no meu trono glorioso, e todas as nações serão reunidas diante de mim. Separarei o povo como um pastor aparta as ovelhas das cabras, e porei as ovelhas à minha direita e as cabras à minha esquerda. E então eu, o rei, direi aos que estiverem à minha direita: 'Venham, filhos felizes do meu Pai, para o reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo. Porque tive fome e deram-me de comer; tive sede e deram-me água; era estranho e convidaram-me para vossas casas; andava nu e vestiram-me; estive doente e cuidaram de mim; estive na prisão e visitaram-me”.



“Esses homens justos perguntarão: 'Senhor, quando foi que alguma vez te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? Ou, sendo um estranho, te hospedamos? Ou nu, te vestimos? Quando te vimos alguma vez doente, ou na prisão, e te visitamos?”



“E eu, o rei, lhes direi: 'Quando fizeram isso a um destes meus mais insignificantes irmãos, a mim o fizeram!”



Que o Espírito os ensine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário