quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ABRA SEUS OLHOS. DEUS EXISTE E PODE SER VISTO.


1 Coríntios 2: 10-14 - “Mas Deus nos revelou isto pelo Espírito. E o Espírito, de fato, conhece tudo, até as profundezas de Deus. Quem conhece os pensamentos secretos do homem, a não ser o espírito do homem que está nele? Do mesmo modo, ninguém conheceu os pensamentos de Deus a não ser o Espírito de Deus. E nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos os dons que Deus nos deu. E falamos deles, não numa linguagem ensinada pela sabedoria humana, mas numa linguagem ensinada pelo Espírito, falando de coisas do Espírito aos que possuem o Espírito. Realmente, o homem com sua própria inteligência não percebe o que vem do Espírito de Deus: isto é sem sentido para ele. E nem pode compreender essas coisas, porque é preciso examiná-las espiritualmente”.

1 Coríntios 2: 16 - Quem foi, então, que conheceu o pensamento do Senhor para poder instruí-lo? Mas temos o pensamento de Cristo.

Falar da sabedoria de Deus para alguém que não pode discernir espiritualmente, é como tentar explicar a um cego como é o Céu. O Céu está longe de suas mãos, e ele não pode apalpá-lo. O Céu não produz sons, para que ele possa segui-lo, e nem lhe permite experimentar seu sabor. Suas palavras não produzirão conhecimento, pois como pode explicar como é o Azul para alguém que nunca viu o Azul? Ou ele acreditará cegamente em você, ou ele te chamará de louco. E assim está escrito em 1 Coríntios 1:19 – 24 - “Destruirei a sabedoria dos sábios e destruirei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o letrado? Onde o pesquisador das coisas deste mundo? Não é verdade que Deus mudou a sabedoria do mundo em falta de bom senso? Isto, porque foi de agrado de Deus, segundo sua sabedoria, salvar os que crêem através da loucura da pregação, já que o mundo não conhece a Deus através da sabedoria própria. Mas os judeus exigem milagres e os gregos buscam a sabedoria. Nós, pelo contrário, anunciamos um Cristo crucificado, que é um escândalo para os judeus e loucura para os pagãos.”. Deus assim quis, para que nenhum homem se enaltecesse. Pois, se o homem encontra Deus com sua sabedoria, qual a Glória de Deus? De ter criado a Sabedoria do homem? Certamente é glória para Deus, para seria engano para o coração desse homem, que veria glória em si mesmo, e se acharia um descobridor de Deus, caindo no poço do seu orgulho. Seria como cego que entendesse o Céu através das explicações de um homem. Embora ele achasse que entendeu, ele continuará cego, e além não entender realmente o que é o Céu, também não verá todas as maravilhas que Deus criou para ele, podendo apenas senti-las e ouvi-las. Mas Deus se escondeu além da sabedoria e do conhecimento do homem, como o Céu se esconde do cego, para que o homem pudesse receber o dom gratuito do Espírito, assim como para que o cego recebesse a visão, e pudesse além de contemplar o Céu, contemplar todas as outras maravilhas que Deus criou para ele. Ele não precisará mais de explicações, ele verá o Azul do Céu, e não só do Céu, mas verá o Azul, o Verde, o Vermelho, em todos os lugares, em todas as partes, assim como o homem que discerne as coisas espiritualmente pode enxergar o Espírito de Deus em toda a sua Criação. Mas como convencer o cego a abrir seus olhos? Como explicar a ele que você não está louco, e quantas maravilhas existem além dos quatro sentidos dele? Mostrando a ele as maravilhas que seu quinto sentido lhe dá. Não adianta falar, porque não há como explicar o que você enxerga. Mas você pode segurar sua mão, e guiá-lo, mostrar que ele não precisa tropeçar, que tropeçar não é natural, mostrando a ele que cair não é normal, que ele não foi feito para cair nem para tropeçar. Certamente, ele vai querer conhecer esse dom que te desvia dos tombos e das paredes, ele vai querer abrir seus olhos, e então você não precisará mais dizer nada, ele mesmo verá a Glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário